Para esta versão foi disponibilizada a opção de personalização do cálculo do risco residual. Esta personalização será permitida para os métodos de avaliação "Matriz" e "Matriz com quantitativo". Para personalizar o cálculo, foram disponibilizadas funções no editor de fórmulas, que permite a criação de fórmulas personalizadas para cada eixo da matriz.
Editor de fórmula para a avaliação quantitativa
O método de avaliação quantitativa, que é o mais utilizado para a autoavaliação dos controles, a partir desta versão, possui uma nova tela para configuração e personalização da fórmula. Além das funcionalidades já existentes na configuração da fórmula, foram incluídas novas funções para compor o resultado da avaliação.
SE Risco - Edição de Fórmula de Função
SE Risco - Execução de fórmula
Com o objetivo de simplificar a criação de planos, mantendo a consistência das informações entre os planos e processos, projetos ou scorecards, a partir desta versão, é possível utilizar a revisão simplificada. A revisão simplificada foi disponibilizada no tipo do plano e ao utilizar este método de revisão, o plano não passa pelas etapas de homologação e aprovação. O usuário tem acesso a edição e liberação da revisão com apenas um clique, simplificando a edição e mantendo a consistência e histórico dos dados. O maior impacto desta funcionalidade é que com isso, o sistema não terá mais a opção de "sem revisão", a qual será substituída automaticamente pela revisão simplificada.
Revisão e revalidação do modelo
A partir desta versão o modelo de plano também poderá passar pelas etapas de revisão e revalidação, da mesma forma como ocorre para os planos de risco e controle. Em outras palavras, todas as funcionalidades de revisão e revalidação que existiam apenas para os planos de risco e controle, agora também estão disponíveis para o modelo de plano.
A timeline do plano foi adequada para o novo padrão, o qual proporciona uma melhor visualização sobre o histórico do plano de risco ou controle. Ao incluir um novo comentário, a partir desta versão, será possível notificar um usuário, mencionando-o através de @usuário.
Modelo de plano com escopo processo
Com o objetivo de permitir a criação de um padrão para a gestão de riscos em organizações financeiras, a partir desta versão, é possível escolher o escopo "Processo" para modelo de planos. Com essa melhoria, é possível criar um modelo para um processo que é utilizado em diversas unidades de negócio da organização.
Análise de controle com diferentes métodos de avaliação
Os controles possuem características muito diferentes e sua avaliação de efetividade pode mudar dependendo do contexto onde o controle é executado. Para atender as diversas características de autoavaliação do controle, o sistema permite que o método da avaliação pode ser personalizado por análise de controle, tirando a obrigatoriedade de todos os controles do mesmo plano terem os mesmos critérios de avaliação.
Criar e copiar planos de outros tipos
Ao copiar um plano de risco o sistema somente permitia esta operação desde que não mudasse a tipo do plano, desta maneira não era possível copiar um plano de risco para dentro de outro tipo. Esta funcionalidade foi desenvolvida para permitir a trocar o tipo do plano ao copiar um plano de risco e controle já existente.
Justificativa de exclusão de análise de risco e controle
Nos parâmetros do SoftExpert Risco é possível configurar para informar uma justificativa ao excluir a análise de risco ou análise de controle do plano. A justificativa pode ser visualizada no histórico do plano.
Incluído a característica de Frequência para o Controle, onde é possível escolher as opções de frequência Por Evento, Diário, Semanal, Mensal, Trimestral, Semestral e Anual.
Web service para análise e avaliação de risco e controle
Com o objetivo de personalizar a gestão de riscos e controles conforme a necessidade da sua organização, foram disponibilizados web services para o cadastro e análise de riscos e controles, os quais utilizam o SoftExpert Workflow e SoftExpert Formulário como ferramentas para a gestão. Consulte o Guia de Integração para obter mais detalhes sobre a configuração dos web services.
SE Risco - Webservice - Documentação
SE Risco - Webservice - Fonte de Dados
SE Risco - Webservice - Formulário
SE Risco - Webservice Processo