O componente SE Business Intelligence teve o seu nome atualizado para SE Analytics, visando adequar o nome às suas novas funcionalidades.
O cadastro de fonte de dados, comumente utilizado para consultar dados de outros sistemas, como CRM, agora foi migrado para o menu Administração Cadastro Fonte de dados (AD047). Agora esse recurso deixou de ser específico do SE Analytics e ganhou interoperabilidade entre vários componentes do sistema, como SE Analytics, SE Formulário e atributos externos.
Com o intuito de facilitar a criação/edição de análises foi desenvolvido um novo wizard. Para escrever a query agora ficou muito mais fácil. Há suporte para highlight de palavras reservadas e foi disponibilizado acesso ao dicionário de dados do SE Suite. É possível facilmente compor a query com constantes frequentemente utilizadas, como por exemplo, usuário logado, ano atual, início do mês, etc. E na medida em que a query está sendo escrita agora é possível visualizar na mesma tela uma prévia dos resultados da query. Para completar, acionando o botão [Pré-visualização], é aberto o OLAP e o usuário pode simular a query já no ambiente real em que será utilizada.
A criação de visões ficou visual, intuitiva e simples. A antiga tela de formulário foi substituída pelo OLAP, com suporte para arrastar e soltar os campos, alternar o tipo de visão, aplicar filtros, formatações condicionais, etc.
O OLAP ficou web, muito mais rápido para abrir, intuitivo e fácil de usar. Foi adotado o padrão WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém). A janela é composta por uma barra de ferramentas na parte superior, a relação de campos no lado esquerdo e no centro é apresentada a visão. Assim agora é possível arrastar e soltar os campos sobre uma das posições desejadas e já em seguida ver a alteração refletida na visão.
Também é possível filtrar e ordenar os valores. Definir um título e subtítulo para a visão. E alternar o tipo de visão e utilizar as funcionalidades disponíveis em cada tipo: como formatação condicional nas tabelas, linhas de referências e configuração dos eixos nos gráficos.
▪Número: É indicado quando precisar monitorar um número que é muito importante para o seu negócio, como por exemplo, o total de vendas no mês ou o total de chamados em aberto. E, combinada à formatação condicional, agora é possível apresentar o número em verde se estiver dentro da meta ou em vermelho se estiver fora, por exemplo. |
▪Pareto: É indicado quando precisar monitorar os números mais significativos dentro de um universo de números, como por exemplo, as regiões com maiores volumes de clientes.
Criadas paletas de cores pré-definidas para as visões gráficas e removidas as configurações de detalhes não relevantes.
A formatação dos campos ficou intuitiva e simples. O sistema agora dispõe de vários tipos de formatos, como Número, Moeda, Data, etc. E em cada um desses tipos, se necessário, ficou fácil para customizar, como por exemplo, alterar uma data para ser exibida por extenso, definir um símbolo de moeda, aplicar automaticamente unidades de exibição como milhares, milhões, bilhões, etc.
Agora é possível habilitar a opção de colocar os dados da visão em cache, o que é útil para não deixar os usuários aguardando por uma informação demorada e que não muda a todo instante. Para a tranquilidade e clareza aos usuários, sempre que ele receber um dado proveniente do cache, o sistema exibirá a data e hora em que o cache foi gerado. Além disso é possível configurar para que seja exibida opção de sincronizar os dados, que fará com o que cache seja ignorado e os dados atualizados sejam retornados para a tela.
Agora é possível exportar os dados da visão e todos os dados da análise para o formato XLS.
Até a versão 1.3 nas consultas havia uma visão sintética, que podia ser visualizada de forma gráfica em uma janela a parte. Agora na versão 2.0 o sintético acabou sendo incorporado pelo OLAP do SE Analytics, tendo as mesmas funcionalidades do sintético antigo, mas com o diferencial de ter a visualização gráfica integrada e além de todas as demais funcionalidades do novo OLAP. É possível salvar a visão, selecionar essa visão para ser exibida dentro do portal, disponibilizá-la no menu onde foi criada, exportar para XLS, imagem, etc.
Nas principais consultas está disposto um botão para explorar o resultado dessa consulta dentro do OLAP do SE Analytics. É possível salvar a visão, selecionar essa visão para ser exibida dentro do portal, disponibilizá-la no menu onde foi criada, exportar para XLS, imagem, etc.
A forma de selecionar as visões para publicar no portal ficou mais rápida e intuitiva. Se o usuário tiver permissão, poderá inclusive editar a visão diretamente pelo portal, sem ter que ir até o cadastro do SE Analytics para alterá-la. Além disso, agora a partir de uma análise também é possível criar uma visão diretamente pelo portal ou criar uma cópia e editar uma visão já criada conforme a sua necessidade.