Até a versão 2.0.11, as análises que apresentavam demasiada lentidão geralmente precisavam que um profissional especializado em banco de dados revisasse a query SQL. Contudo, em várias situações ainda era necessário materializar os dados de forma manual, por fora da solução SE Suite, para que os dados fossem, por fim, carregados rapidamente.
Agora, na versão 2.0.12, está disponível um mecanismo de materialização de dados diretamente na própria ferramenta do SE Suite, que pode ser utilizado quando a query SQL já foi revisada, porém continua lenta, seja pela própria complexidade da query SQL e ou pela lentidão da fonte de dados externa.
Em testes, após habilitar a materialização em análises com fonte de dados externas, obtivemos uma redução no tempo de execução de 10 para 0,1 segundos. Isso significa, na prática, que a visão estará disponível bem mais rápida para os usuários, possibilitando assim uma experiência mais eficiente e agradável, principalmente sobre os portais, onde a interação com os dados através de drill down e filtros é bem intensa.
Com o objetivo de centralizar e facilitar a ordenação dos dados dentro do OLAP, foi desenvolvido um botão exclusivo para ordenar. Através desse botão é possível acompanhar como os dados estão ordenados e facilmente modificar a ordenação sempre que necessário.
Para ordenar um campo, basta expandir o painel e dar dois cliques sobre o campo ou arrastá-lo para a lista da direita e soltá-lo na posição desejada. E em cada campo ordenado é possível mudar o critério ascendente ou descendente.