Com o intuito de ampliar o controle sobre os ativos de TI, foram desenvolvidas diversas melhorias para o inventário de ativos de TI.
▪Notificações para responsáveis: Incluído no perfil de importação a configuração de responsáveis que poderão receber notificações sobre os ativos de TI. As opções disponíveis para o envio de notificação são: alteração de memória e processador, instalação ou desinstalação de softwares, bem como alterações na capacidade de disco (porcentagem livre e capacidade total).
▪Novos perfis de importação: Foram desenvolvidos os perfis de importação para arquivos do tipo JSON e arquivos CSV.
▪Agendamento de importação: Foi implementada, no perfil de importação, a possibilidade de configurar um agendamento de importação para realizar a leitura dos arquivos que deverão ser importados para o sistema.
▪Regras para importação: Foi implementada a possibilidade de criar exceções de importação, permitindo então que sejam criadas regras para que o sistema não importe informações que não sejam relevantes para a gestão do ativo.
▪Novos menus de consulta: Estão disponíveis dois novos menus de consulta no sistema relacionados a ativos de TI. O primeiro menu está relacionado com a consulta de Computadores e o segundo exclusivo para pesquisa de Software. O relatório de ativo foi adequado para listar as especificações do computador, além da implementação de um novo relatório para a listagem de software.
▪Comparar inventários de computadores: Implementada a possibilidade de comparar inventários distintos do ativo, permitindo visualizar rapidamente quais itens sofreram, ou não, alterações.
Criado parâmetro no sistema para controlar o planejamento de atividades de acordo com o vencimento do plano de verificação. Através desse parâmetro o usuário pode optar por:
▪manter o comportamento atual do sistema;
▪por notificar o responsável do planejamento da atividade que a data planejada é posterior ao vencimento do plano;
▪bloquear o planejamento de atividade com data posterior ao vencimento do plano.
Foi implementada a possibilidade de, no momento de planejar uma atividade de verificação, os responsáveis definirem, então, qual será a equipe responsável pela execução da atividade.
Para permitir um maior controle sobre os insumos consumidos durante uma atividade de verificação, foi implementada a possibilidade de associar o insumo diretamente ao ativo. Agora, mesmo em atividades com múltiplos ativos, é possível estratificar a informação exata de quanto cada ativo está consumindo em termos de insumos. O custo da atividade continua sendo o valor totalizado, porém ao realizar uma consulta de alocação de insumo ou custo do ativo, é possível analisar a quantidade/custo exata de insumos consumidos pelo ativo.