Agora a pesquisa geral conta com recursos adicionais para localizar a informação que você precisa. Após realizar pesquisa, é possível refinar o resultado através da utilização dos atributos “ID”, “Título”, “Descrição” e “Atributos” ou aumentar a abrangência de dados pesquisados através das opções “É igual a”, “Começa com”, “Termina com” e “Contém”.
Agora é possível identificar serviços webservices de outras aplicações que sofreram alterações e que estão vinculados a fonte de dados do SE Suite. Para garantir a integridade de módulos do SE Suite que utilizam a fonte de dados previamente cadastrada, é recomendado criar uma nova fonte de dados para consumir o webservice atualizado.
A partir desta versão, quando o validador de configurações do sistema identificar erros na configuração do produto durante a sua inicialização, somente as configurações que exigem o reinício do SE Suite para efetivar as alterações serão obrigatórias. As demais configurações poderão ser adequadas sem a reinicialização do sistema.
Homologamos a autenticação de usuários através do protocolo Active Directory disponibilizado na nuvem através do Microsoft Azure.
A nova versão do aplicativo SE-Identity possui interface gráfica que permite parametrizar todas as configurações necessárias para sincronizar dados de usuários do Microsoft Active Directory. Não é mais necessária a configuração manual do arquivo XML.
Através da fonte de dados REST é possível transferir informações ou consumir dados de outros sistemas. Desta forma é possível a experiência de uso dos componentes SE Form e SE Process.
Usuários com acesso ao componente SE Configuração serão alertados quando o certificado utilizado pela autenticação ADFS (SAML) estiver prestes a vencer. Com isso, é possível se antecipar e evitar indisponibilidade de acesso ao sistema para os usuários finais.
Muitos clientes possuem a prática de realizar backup do banco de dados do ambiente de produção e depois restaura-lo em um ambiente de homologação do SE Suite com o objetivo de permitir que os usuários possam realizar testes. Anteriormente, caso o ambiente de homologação estivesse configurado para realizar autenticação ADFS, após realizar o processo de restaurar o banco de dados era necessário configurar novamente o ADFS. Essa configuração não é mais necessária após restaurar o banco de dados.
Em caso de esquecimento da senha do usuário administrador, o manual de instalação do SE Suite agora contém procedimento para restabelecer a senha através de aplicativo.
Homologamos o funcionamento do SE Suite com a versão 2017 do Microsoft SQL Server.
Homologamos o funcionamento do SE Suite com a versão 10 do PostgreSQL.
Por questão de segurança e garantia de evolução do produto, a partir desta versão, não é mais possível realizar uma nova instalação ou atualizar o produto que esteja utilizando o banco de dados Microsoft SQL Server 2008 ou 2008 R2.
Fim do suporte ao protocolo de autenticação Kerberos
Alinhado ao objetivo da SoftExpert de manter sua solução compatível com tecnologias e protocolos mais recentes, a partir da versão 2.0.12 o suporte a Kerberos para novas configurações não estará mais disponível no produto.
O Kerberos é uma solução segura para autenticação integrada, porém é um protocolo criado com objetivo de realizar autenticações dentro de uma rede, entre aplicativos em um mesmo domínio. Além de ter restrições quanto ao uso em aplicações web, sua complexidade para configuração é muito alta, com implicações diretas ao tempo de setup da integração e manutenção da mesma a cada atualização de requisitos no ambiente computacional do cliente.
Nos últimos anos, percebemos como padrão a adoção do SAML para integrações SSO devido a maior interoperabilidade de facilidade de configuração. Em decorrência deste movimento, houve declínio acentuado do uso do Kerberos.
Reforçamos que o suporte continuará existindo para clientes que fazem uso do Kerberos, porém não será possível realizar novas parametrizações.