Na versão 2.0.7 foi lançado um novo componente, SE Food Safety, com o objetivo de atender as necessidades de segurança alimentar, por exemplo, atender ao APPCC ou HACCP. Este componente está internamente ligado aos componentes SE Process, SE Risk e SE PDM. A proposta é centralizar todas as demandas de segurança alimentar em um componente especialista neste contexto. Os requisitos do componente estão descritos conforme as principais etapas do HACCP. Veja mais detalhes sobre HACCP no vídeo SE Segurança alimentar - Introdução ao HACCP.
A identificação e análise dos riscos são efetuadas contemplando os seguintes objetivos:
▪Identificar riscos significativos e caracterizar as medidas preventivas correspondentes;
▪Modificar uma etapa de preparo para garantia da segurança, quando necessário;
▪Servir de base para a identificação dos pontos críticos de controle (PCC).
Todas estas operações podem ser realizadas na tela de planejamento da Segurança Alimentar.
A determinação PCC é realizada em qualquer ponto, etapa ou procedimento no qual se aplicam medidas de controle (preventivas), para manter um risco significativo sob controle, com objetivo de eliminar, prevenir ou reduzir os riscos à saúde do consumidor. Para determinar os PCC é executada a árvore de decisão. A árvore de decisão é totalmente flexível e configurável, sem limite de perguntas.
A monitorização é uma sequência planejada de observações ou mensurações para avaliar se um determinado risco está sob controle e para produzir um registro fiel para uso futuro na verificação. Na visão de controles do plano de segurança alimentar é possível observar se os riscos estão sob controles.
Ações corretivas devem sempre ser aplicadas quando ocorrerem desvios dos limites críticos estabelecidos. O Plano HACCP deve especificar o procedimento a ser seguido quando o desvio ocorre e quem é responsável pelas ações corretivas. As ações corretivas devem ser registradas e pode haver necessidade de aumento na frequência dos controles dos PCC ou até mesmo de modificações no processo. No sistema, pode-se registrar as ações corretivas como sendo Plano de ação, Incidentes, Problemas ou Workflow.
A verificação consiste na utilização de procedimentos em adição àqueles utilizados na monitorização para evidenciar se o sistema HACCP está funcionando corretamente. A verificação pode ser pela tela de Execução do plano de segurança alimentar, disponível tanto nas Tarefas ou quanto pelo Portal.
Após realizar o plano de segurança alimentar, a fase de registro é onde se pode verificar as informações do sistema. Todos os dados e informações obtidos durante o planejamento, deverão ser registrados e devidamente padronizados para cada estabelecimento. Para atender a esta fase, o sistema possui a tela de monitoramento, consultas e visões que podem ser disponibilizadas no Portal.