Foi disponibilizado um novo botão na tela de pendência da revisão de processo, que permite iniciar um workflow do processo na etapa de elaboração. O objetivo é permitir simular a automação do processo, possibilitando a gestão de processos de negócio, a partir das informações do modelo, até a execução da automação do processo no SE Workflow, de forma simples e transparente aos executores do processo.
Foi desenvolvido um novo comportamento para importação, o qual permite realizar a importação para um processo existente no repositório de processos. Para atender esta demanda, foi incluída uma opção na tela de importação permitindo escolher entre criar novo processo ou utilizar um processo existente. Com essa melhoria pode-se utilizar também a importação mantendo o histórico de alterações das revisões, permitindo um controle de qualidade dos processos mais efetivo.
Foram adicionadas novas funções no template HTML do e-mail no evento de mensagem, as quais permitem buscar valores dos campos do formulário, assim como faz para os atributos do processo. Com essa melhoria pode-se enviar na notificação o valor de um campo, o valor de uma lista e até mesmo uma grid (tabela) do formulário.
Foi desenvolvido um novo menu acoplado aos itens selecionados, que permite criar novos itens (atividades) no modelador de processo, conectados automaticamente ao item anterior. Para utilizar essa funcionalidade precisa-se somente clicar, arrastar e soltar o item no menu.
Com essa melhoria otimiza-se significativamente o tempo na criação do processo, diminuindo também a curva de aprendizagem, proporcionando considerável ganho de produtividade.
Foi desenvolvida uma nova funcionalidade no modelador de processos, a qual permite ao usuário alterar o estilo do fluxo (conexão entre dois itens), possibilitando organizar o desenho do processo de forma simples e rápida.
Nesta funcionalidade ao selecionar um fluxo, mostra-se um botão para abrir uma tela de configuração do estilo. O mesmo estilo pode ser aplicado a todos os fluxos e também manter a configuração para novos fluxos. Para o estilo manual, que permite criar pontos de quebra da linha manualmente, também foi adicionado um botão que realiza esta ação, evitando a necessidade de utilização do botão direito do Mouse sobre a linha.
Foram desenvolvidas melhorias na importação de processos, que permitem exportar e importar atributos do processo, expressões condicionais, fórmulas e formulários. Com essa melhoria pode-se exportar todos os dados complementares do processo, sem a necessidade de complementar manualmente. Para tanto foi disponibilizado no menu de Cadastro de Processos novas opções de exportação e importação para possibilitar o uso dessas funcionalidades.
Foi desenvolvida uma nova funcionalidade para o Diagrama de Tartaruga, a qual permite ao usuário configurar os componentes apresentados nos quadrantes, possibilitando mostrar informações de acordo com a necessidade da empresa. Para isso, foi criada uma tela disponível no menu de configuração, que permite ao usuário selecionar o item de cada quadrante. Essa melhoria pode ser utilizada para o diagrama de tartaruga do processo e também para as atividades.
Foi desenvolvido um novo relatório para o Diagrama de Tartaruga, de acordo com os quadrantes configurados. Este novo relatório irá exibir, o resumo do processo, o desenho do diagrama informando a configuração dos quadrantes e os detalhes de cada quadrante. Um botão de relatório foi disponibilizado no diagrama de tartaruga.
Foi disponibilizado novos recursos no processo simples (Basic Workflow), os quais permitem criar o processo contendo os mesmos itens do BPMN, porém, sem a utilização das raias (Lanes). Com essa melhoria os clientes que fazem uso dessa notação simplificada podem utilizar os recursos avançados do BPMN.
A partir dessa versão o usuário terá a possibilidade de criar uma fórmula por atividade do processo em cada formulário, possibilitando aplicar regras em cada etapa do processo sem a necessidade de criar condições no formulário, como por exemplo, (Se atividade for igual à 'Primeira Atividade', faça, etc.). Desta forma o usuário poderá, com facilidade, atingir uma melhor gestão das regras do formulário, possibilitando também a reutilização do formulário em outros processos.
Foi desenvolvida uma nova funcionalidade no Evento Intermediário de Timer, a qual permite ao usuário definir uma regra (fórmula) para duração, possibilitando a utilização de campos do formulário, atributos, entre outras informações para estabelecer o tempo de espera do processo. Nesta nova funcionalidade, a fórmula deve retornar a mesma função utilizada para definir a duração dinâmica de uma atividade.
Foram criados novos tipos de destinatários na configuração de notificados no evento de mensagem. Desta maneira torna-se possível enviar e-mail de notificação para destinatários provenientes de algum campo do formulário. O e-mail pode ser obtido utilizando o nome do usuário ou matrícula informados no formulário. Também é possível obter o endereço de e-mail diretamente de um campo do formulário.
A partir desta versão o usuário terá a possibilidade de utilizar novos símbolos da notação BPMN 2.0. Novos tipos de atividade, gateways, eventos e artefatos foram disponibilizados para atender essa demanda. Inicialmente alguns dos novos itens não executam regras de automação. Podem ser utilizados no mapeamento e ao executar no SE Workflow seguem para o próximo item.
Esta nova operação oferece maior flexibilidade e abrangência ao BPMN, pois possibilita uma visualização mais completa do processo de negócio.
A partir dessa versão o fluxograma do SE Processo pode ser visualizado e editado diretamente no HTML 5. Foi desenvolvida uma nova ferramenta gráfica (CAFE-Canvas Flowchart Engine) utilizando o que há de mais recente e otimizado. Contendo algoritmos avançados de desenho e inteligência artificial para auxiliar o usuário em uma modelagem e navegação rápida e eficiente. Dessa forma elimina-se a necessidade de utilização do plug-in do flash player, possibilitando a visualização também em dispositivos móveis.
Foi disponibilizado um novo recurso, possibilitando aos clientes alterar o tipo do gateway sem a necessidade de remover e criar outro novamente.
Com essa melhoria simplifica o uso da ferramenta, permitindo alterar a regra do gateway de forma rápida e objetiva. A mesma funcionalidade pode ser utilizada para os eventos iniciais, intermediários e finais. Para utilizar essa funcionalidade foi criado um botão, ao lado esquerdo do item selecionado, para abrir uma tela de configuração.
Foram efetuados ajustes na cópia de processo e criação de revisão do processo, de modo que ofereça melhor performance. Para atender essa demanda, foi criado um algoritmo de cópia de registros em lote.
Foi desenvolvida nova funcionalidade, a qual permite importar processos do Bizagi exportados em XPDL. Com esse recurso muitos clientes que utilizam o Bizagi em algumas áreas podem migrar para o SE Processo de forma rápida e fácil.
O importador do Bizagi apresenta uma interface Wizard mostrando o passo a passo até a finalização da importação. Para utilizar este novo recurso foi adicionada uma opção no botão de importação.
Foi criado novo comportamento na associação de formulários, o qual permite, além de associar um formulário existente, criar um novo formulário. Com essa melhoria o cliente pode elaborar o processo e criar os formulários de forma horizontal, criando tanto processo quanto formulário em paralelo. Para acessar essa funcionalidade foi disponibilizado na tela de associação um novo botão para incluir formulários.
Foi desenvolvida nova forma de comparação das revisões dos processos, a qual permite uma comparação de forma visual mostrando as duas versões do fluxograma do processo lado a lado. O sistema também sinaliza no desenho do processo quais atividades foram excluídas ou incluídas. O objetivo é permitir visualizar as alterações no fluxograma do processo, permitindo um melhor entendimento do histórico dos processos de negócio.
Foi criado novo comportamento ao cadastrar uma paleta de modelagem do processo, o qual cria automaticamente os painéis e itens de acordo com a notação (BPMN, Macroprocesso ou Fluxograma). Dessa forma, o usuário precisa somente remover ou editar os itens que não deseja mostrar, e configurar a simbologia caso for necessário.
Essa melhoria contempla um ganho de produtividade e diminui a curva de aprendizagem, permitindo ao cliente customizar de forma simples e rápida paletas para criação dos processos. O cadastro de paleta passou para o menu de configuração do SE Processo.
Foram efetuados ajustes no layout do fluxograma, possibilitando uma melhor visualização dos itens. Foi realizada pesquisa de mercado para definir um layout limpo e de fácil entendimento. Novas cores e estilos foram aplicados nos processos. Desta maneira, aumenta-se a produtividade do usuário ao visualizar e realizar ajustes no desenho do processo. Em casos que o layout do processo foi customizado o sistema manterá as cores.
Criado novo recurso para regras de negócio, o qual possibilita definir uma regra na ação que executa a atividade. Essa regra pode verificar valores nos campos, inconsistências, entre outras aplicações. Caso tenha várias ações pode-se definir uma regra diferente para cada ação. Dessa forma ao tomar uma ação invoca-se uma fórmula do formulário para validar inconsistências e regras.
Com esse recurso o sistema pode, por exemplo, validar o preenchimento de alguns campos quando for tomada uma ação de aprovação e validar outros campos quando tomada ação de reprovar. Para acessar essa funcionalidade foi alterada a tela de dados da ação, mostrando os formulários da atividade para criar as fórmulas.