Visando auxiliar os gestores na gestão financeira relacionada a portfólios, projetos e programas, a partir desta versão, será possível definir se os custos de um portfólio, programa, projeto ou atividade de projeto serão classificados em Capital (CAPEX) ou em Operacional (OPEX), através de configuração nos dados dos mesmos. Uma vez classificado em Capital ou Operacional, todos os custos relacionados ao portfólio, programa, projeto ou atividade de projeto serão apresentados nas consultas e relatórios conforme a opção escolhida.
Para facilitar o agrupamento de informações na consulta de atividade foram adicionadas duas visões:
▪Sintético – Exibe as informações básicas como: indicadores, prazos e responsáveis.
▪Analítico – Exibe informações mais detalhadas como: custos, receitas e horas alocadas.
A partir desta versão será possível definir orçamento para portfólio, programa e projeto. Com isso, o gestor poderá informar valores financeiros de custos e receitas sem a necessidade de detalhar cada registro. O orçamento poderá ser de dois tipos:
•Simples – Apresenta apenas campos para informar os totais de custo e receita, sem a necessidade de especificar os tipos ou período;
•Detalhado – Apresenta uma estrutura onde podem ser adicionados os valores de orçamento para os tipos de custos e receitas ao longo de um período definido pelo gestor.
Os totais de custo e receita orçados poderão ser visualizados na aba Total da tela de dados do portfólio, programa e projeto. Estes valores também estarão disponíveis na consulta de agenda financeira, consulta de projeto, terceiro quadrante, relatórios e análises.
A partir desta versão, será possível realizar a seleção de projetos e programas com base no orçamento do portfólio. Esta seleção se dá dentro do cenário do portfólio. Após finalizada a etapa de priorização dos objetivos, dos projetos e programas, é apresentada a etapa de análise de orçamento. Nessa análise, o sistema seleciona automaticamente os projetos e programas com o maior valor em relação aos objetivos e obedecendo a restrição de orçamento do portfólio.
Na parte superior da lista de seleção de projetos e programas são apresentados 3 gráficos:
▪Fronteira eficiente – Exibe uma linha contendo as possíveis soluções para o cenário, destacando a solução escolhida.
▪Objetivo x orçamento – Exibe o orçamento distribuído para cada objetivo do portfólio de acordo com o valor priorizado do mesmo.
▪Dispersão – Exibe todos os projetos do cenário em uma visão de orçamento e valor priorizado, destacando os selecionados dos não selecionados.
Na tela de cenários será possível, também, comparar os cenários. A comparação visa permitir que o gestor possa ter uma visão mais simples dos cenários e assim possa tomar a decisão pelo cenário ideal. Uma vez escolhido um cenário, os projetos que foram rejeitados serão removidos do portfólio e o orçamento do cenário aplicado ao portfólio.
A partir desta versão será possível executar atividades de projetos em smartphones. Poderão ser informados os resultados da execução, anexar arquivos à atividade, preencher checklist, iniciar e encerrar a atividade. Dessa forma, torna-se possível realizar os apontamentos sobre a atividade no momento de execução da mesma, sem a necessidade de anotar as informações e posteriormente atualizar o sistema.