A partir desta versão, os acontecimentos no SE Suite que possam afetar a gestão dos planos de risco e controle são exibidos como um alerta na Central de notificações. Algumas rotinas foram mapeadas para gerar alertas para os usuários responsáveis, dentre as quais, destacam-se: notificar que evento ou plano de ação foi associado a uma análise de risco ou controle; notificar que foi finalizado o plano de ação ou evento de uma análise de risco ou controle, e; notificar a homologação de um plano de risco aos responsáveis.
A partir desta versão, os eventos (Incidente, Problema ou Workflow) e alertas (e-mail) poderão ser gerados automaticamente conforme a avaliação do risco ou controle. Esta melhoria tem como objetivo avisar os responsáveis do risco ou controle quando a avaliação do risco está chegando a um resultado fora do aceitável. Também é possível personalizar um responsável fixo para receber os alertas do evento. Foi disponibilizado duas regras para personalizar o disparo dos eventos, a configuração é por plano de risco e controle.
As tarefas de acompanhamento são utilizadas para que o usuário acesse rapidamente as informações que ele é responsável, ou informações que possam ajudar o usuário na gestão dos riscos e controles. Com este objetivo, estão disponíveis as tarefas de acompanhamentos de Análise de Risco, Análise de Controle, Planos de ação associados a análise de risco ou controle e Eventos abertos da análise de risco e controle.
O perfil de visualização do componente SE Risco tem como objetivo personalizar o sistema para se adequar a gestão de riscos das organizações. Nesta versão foram incluídos dois novos parâmetros no perfil de visualização: a personalização da visualização das casas decimais dos valores dos riscos e controles e a ordenação das visualizações na avaliação do risco.
Com o cálculo automático do risco residual é possível entender com clareza a influência do controle sobre os riscos da empresa. Com esta análise a organização pode tomar decisões de onde e como deve investir para minimizar a manifestação dos riscos. Desta maneira, está disponível o uso do cálculo automático do risco residual quando utilizar o método de avaliação matriz com critérios quantitativos.
Na consulta de tarefas de execução e acompanhamento está disponível a opção para gerar análise dos dados utilizando o SE Analytics. Com isso é possível criar um portal com as informações das tarefas de outros usuários do sistema, permitindo uma gestão mais visual da situação dos planos de risco e controle.
Ao criar uma análise de dados a partir da consulta de risco e controle, está disponível a opção de abrir a tela de Análise de risco ou Análise de controle ao publicar uma visão no portal. Com esta opção é possível personalizar as visões e abrir a tela de Análise de risco e Análise de controle para analisar com mais detalhes os riscos e controles sem a necessidade de entrar em algum menu do sistema.
A partir desta versão, no menu de cadastro de risco, está disponível a opção de importação. Esta opção permite que seja importado riscos de um arquivo formatado conforme descrito no Guia de integração, sem a necessidade de acessar os menus de importação do componente configuração. O sistema irá validar se o usuário que está importando os riscos tem permissão de acesso ao tipo de risco. Para obter mais detalhes sobre a utilização deste método, consulte o Guia de integração.
É comum o compartilhamento de análise de risco e controle entre os planos de risco, o uso desta funcionalidade permite que a mesma análise de risco ou controle, gerada de um plano de risco, possa ser utilizada como link em outros planos de risco. A análise compartilhada irá fazer parte dos controles e dos gráficos do plano de risco de destino.
Nos cálculos do risco residual e ao utilizar o parâmetro para informar o valor do critério para o método de avaliação Matriz ou Matriz com Quantitativo, o sistema utiliza o cálculo de aproximação para definir qual o resultado do critério de cada eixo da matriz. Dada as necessidades de personalização de cada opção do critério, foi necessário personalizar uma faixa como opção para considerar no cálculo de cada valor do critério. Desta forma, poderá se optar em utilizar o cálculo de aproximação ou personalizar conforme a sua necessidade.
A partir desta versão, no cadastro plano de risco está disponível a informação do responsável do plano e este responsável é o "dono" do plano de risco. Entretanto, o responsável pela gestão do plano poderá ser um usuário diferente daquele que tem permissão de acesso ao plano de risco e controle. Desta forma, o responsável pelo plano irá receber notificação das informações do plano de risco que podem ser uteis para sua gestão.
Conforme solicitado por cliente, está disponível a associação de Anexo, Documento e Itens da Matriz SWOT nos elementos associados ao plano de risco. Estas informações podem ser utilizadas para evidenciar a origem do elemento, como sendo um objetivo estratégico ou um requisito legal.