Criada uma interface e um web service para importação da lista de presença do treinamento. Com isso, será possível importar a lista de presença através de uma planilha, facilitando o preenchimento da lista onde a presença é registrada através de leitores específicos, como por impressão digital.
Será possível realizar a importação através do botão "Importar" da tela de preenchimento da lista de presença (utilizando modelo de planilha fornecido pelo wizard), através do menu de agendamento de importação do SoftExpert Configuração ou ainda por web service. A documentação para utilização da importação pela interface ou pelo web service pode ser obtida no documento de Guia de Integração.
Permitido definir se será exigida uma justificativa ao excluir participantes da execução do treinamento. Para isso, deve ser habilitada a opção "Exigir justificativa ao excluir participante do treinamento" nos parâmetros gerais do SE Treinamento.
Caso esta opção esteja marcada, ao tentar excluir um participante de um treinamento que esteja em execução, o sistema exibirá uma tela para que seja informada a justificativa para a exclusão. Posteriormente, será possível visualizar os participantes removidos e a justificativa utilizada através da opção "Exibir participantes que foram removidos durante a execução do treinamento".
Permitido o envio de treinamentos registrados no SE Treinamento para o eSocial. Para isso, o sistema foi adequado para permitir a parametrização e o envio das informações para a base do governo, respeitando as regras do evento S-2245, que é utilizado para prestação de informações sobre os treinamentos, capacitações e exercícios simulados, bem como informações aos trabalhadores relativas à segurança e saúde no trabalho.
Para o funcionamento desse recurso, será necessário habilitar o eSocial nos parâmetros gerais do SE Treinamento. Esta opção ficará visível apenas para clientes que possuam o idioma "Português - Brasil" na configuração do sistema. Após habilitar, será necessário o preenchimento de algumas informações, como assinatura digital e CNPJ da empresa, além de configurar os atributos que serão utilizados em treinamentos e no perfil do colaborador para que seja possível enviar os dados exigidos pelo governo.
Posteriormente, todos os treinamentos registrados no sistema que possuam o atributo relacionado ao código do eSocial poderão ser enviados e acompanhados através do menu Treinamento Configuração Manutenção eSocial. Será possível selecionar um treinamento específico ou enviar todos os treinamentos possíveis de serem enviados. O envio é feito por participante do treinamento. Será possível também automatizar o envio através de um agendamento diário.
Após o envio, o sistema indicará a situação do lote enviado. Caso algum erro tenha ocorrido, será exibida a mensagem retornada pelo governo e os ajustes necessários que devem ser realizados. Será possível ainda retificar treinamentos já enviados.
A disponibilidade do ambiente de produção está prevista para julho de 2019 para as empresas do grupo 1 e janeiro de 2020 para os demais grupos, conforme cronograma divulgado pelo eSocial. Antes deste período, testes com registros válidos podem ser realizados utilizando o ambiente de produção restrita.