Show/Hide Toolbars

Release Notes

Evento de mensagem para troca de informações entre processos youtube_play_24

A partir dessa versão é possível utilizar o evento de mensagem para troca de mensagens entre processos. Ao configurar um evento de mensagem do tipo "Receber" o processo fica aguardando até receber um evento compatível. Em outro ponto do mesmo processo, subprocesso ou até mesmo em outro processo pode-se disparar um evento de mensagem do tipo “Enviar” direcionado ao evento que está aguardando. É possível também iniciar uma nova instância de um processo disparando o evento de início do tipo mensagem de outro processo. Dessa forma, pode-se, por exemplo, ter um processo de ordem de compra que, após realizar a atividade de solicitação, fica aguardando o produto ser completado/manufaturado em um subprocesso executado em paralelo. Em uma determinada etapa do subprocesso pode-se enviar uma mensagem ao processo pai, que segue para preparar o pedido para o envio. O finalizador do processo também pode enviar uma mensagem para outros processos.

 

Evento de sinal para troca de mensagens entre processos youtube_play_24

O evento de sinal é similar ao evento de mensagem. O evento do tipo receber aguarda até que um outro evento seja disparado para seguir o processo. No entanto, diferentemente do evento de mensagem que envia um sinal direcionado a um alvo específico, este evento dispara um sinal para todos os processos que estão aguardando. Os eventos com o mesmo nome são ativados e seguem o processo.

 

Gateway exclusivo baseado em eventos

O gateway exclusivo baseado em evento funciona como um agrupador de eventos. Quando um deles é atendido, os demais são cancelados e o processo segue a rota do evento atendido. Dessa forma pode-se, por exemplo, configurar este gateway ligado a um evento intermediário de timer e a um evento intermediário de receber mensagem. Pode-se configurar o timer com cinco dias, por exemplo. Quando o processo atingir o gateway os dois eventos (timer e mensagem) são ativados. O primeiro evento que ocorrer dará sequência ao processo. Nesse caso se não receber uma mensagem em cinco dias o processo seguirá a rota após o evento de timer.

 

Múltipla instância paralela a partir de um papel funcional

Agora pode-se configurar um papel funcional em um subprocesso para que o sistema crie uma instância do subprocesso para cada membro do papel funcional em paralelo.

 

Múltipla instância sequencial youtube_play_24

A partir dessa versão pode-se configurar um papel funcional em um subprocesso para que o sistema dispare instâncias do subprocesso para cada membro do papel funcional. As instâncias são criadas sequencialmente considerando a ordem alfabética do nome dos usuários membros do papel funcional selecionado. Além disso pode-se configurar um critério de parada, utilizando uma fórmula/regra que é executada após o encerramento de cada instância. Caso seu retorno seja verdadeiro não são criadas as instâncias subsequentes. Nessa regra pode-se verificar a porcentagem de uma determinada situação do subprocesso. Exemplo: Quando o subprocesso atingir aprovação de 60% não é mais necessário continuar criando outras instâncias e o processo segue para a próxima etapa.

 

Melhoria no mecanismo de cancelar atividades e habilitar item anterior

Havia uma restrição em alguns casos quando utilizava gateways. Dessa forma foi realizada uma melhoria no mecanismo para habilitar um item e cancelar as atividades subsequentes para eliminar essa restrição. Com isso o gestor do processo pode voltar as etapas do processo com maior liberdade e eficácia.

 

Melhoria na configuração dos formulários da atividade Ad-hoc

Agora é possível escolher quais formulários são exibidos na atividade Ad-Hoc, dentre os formulários da atividade principal. Também configurar quais formulários são somente leitura ou editáveis.

 

Iniciar subprocesso em revisão quando processo é iniciado via elaboração de processo

A partir dessa versão, os subprocessos também são iniciados com a revisão em andamento, quando o processo principal for iniciado via elaboração de processo. Dessa forma, pode-se validar tanto o processo principal como os subprocessos em revisão.

 

Painel de Kanban

Disponibilizada nova função para controle de execução de atividades de um processo ou de um grupo de processos, a partir de nova opção de portal personalizado do tipo Kanban.

 

incident_2011-02_zoom65

 

Habilite modelos de processos, problemas ou incidentes (dos quais se exerce gestão), período e usuários que desejam-se monitorar e a partir disso as atividades que atendem as configurações em questão serão apresentadas no painel e poderão ser executadas e monitoradas no padrão de Kanban. Arraste as atividades ou utilize as opções disponíveis nos cards.

 

incident_2011-03_zoom65

 

Preenchimento de atributos em dispositivos móveis

Agora pode-se preencher os atributos da atividade em dispositivos móveis. Com essa melhoria a execução da atividade em dispositivos móveis permite, preencher a observação, inserir anexos, preencher formulários e agora atributos.